Psicóloga Caroline Carvalho na Rádio

Escute minha participação na Rádio Atlântico AM590 no Jornal de Bertioga com o Quadro Mente e Comportamento


sábado, 19 de setembro de 2009

Planejamento Familiar: Além de Métodos Anticoncepcionais


Antes de qualquer coisa vamos refletir sobre o significado da palavra planejamento. Planejamento é o processo de decidir o que, e como fazer, antes que a ação seja realizada.

A escolha do método anticoncepcional é muito importante, hoje temos inúmeros métodos como: pílulas orais e vaginais, injeção, DIU, diafragma, adesivos hormonais e as camisinhas feminina e masculina que devem ser usadas juntamente a outro método, pois é o único que protege das doenças sexualmente transmissíveis, mas para fazer a escolha de um desses dentre outros não citados, é preciso que você os conheça e saiba qual combina mais com seus hábitos diários.
Mas para mim o planejamento familiar não para por aí. O casal deve optar livre e conscientemente se quer ou não ter filhos, o número, o espaçamento entre eles, avaliar as condições financeiras, lembrar que filhos não são objetos para serem dados de presente ao marido e nem que eles protegem o seu relacionamento de uma separação. Filhos devem ser desejados e educados, e isso exige disponibilidade e tempo dos pais.
Para seu conhecimento, desde 1996, o planejamento familiar é um direito constitucional. Existem programas realizados em hospitais e postos de saúde, e faço um convite a você homem e mulher, que procure um na sua cidade. Para que com informação você junto ao seu companheiro ou companheira façam escolhas com responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário