Psicóloga Caroline Carvalho na Rádio

Escute minha participação na Rádio Atlântico AM590 no Jornal de Bertioga com o Quadro Mente e Comportamento


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

21 de Setembro – Dia da Árvore!



Ecologicamente correto?

Ultimamente quantas vezes você já ouviu falar nisso?
E quantas vezes você refletiu sobre isso?
O assunto não é brincadeira, esses milhões de avisos sobre ecologicamente correto nada mais é do que um grito mundial de desespero à sobrevivência.
Não é comum nos preocuparmos com o que está longe de nós, como por exemplo o fumante, que mesmo sabendo que o cigarro faz mal a saúde não deixa o vício, porque a doença é a longo prazo, o câncer de pulmão pode aparecer depois de muitos anos. Assim é o nosso planeta, que vem adoecendo aos poucos, mas ainda não damos conta do estágio terminal dessa doença, está longe de isso acontecer para nós! Mas não para algumas de nossas gerações futuras. Mas o quanto é esse longe e quanto essa longividade poderá ser diminuída com a nossa falta de responsabilidade? Não temos mais estações do ano, é calor no inverno, frio no verão. Desastres ambientais cada vez mais recorrentes. Tudo isso é triste, e quando acontece nos mobilizamos e fazemos campanhas para ajudar nosso próximo, só que isso apenas não basta. Já ouviu dizer que a prevenção é o melhor remédio? E é esse remédio que o nosso planeta está precisando.
O que você faz com o papel que a impressão saiu errada? Com as garrafas pets? Com o seu lixo? Com o óleo da sua fritura?(...)
Para todas essas perguntas existe uma palavra que seria a melhor resposta e que está no alcance de todos: RECICLAGEM! Não deixe de fazer a sua parte, eu consigo ver que tem coisas que realmente é difícil para nós consertarmos, como o reflorestamento causado de forma ilegal, mas é a partir da nossa casa, que poderemos mobilizar a consciência dos vizinhos, do bairro, da cidade e assim por diante, todo começo tem que ser do mínimo para se chegar ao máximo.
Nesse dia da árvore, que você possa refletir em tudo que você já faz ou ainda pode melhorar para vivermos num mundo cada vez mais saudável e não o contrário.

Tenha respeito ao seu próximo, seja amigo do Meio Ambiente!

sábado, 19 de setembro de 2009

Planejamento Familiar: Além de Métodos Anticoncepcionais


Antes de qualquer coisa vamos refletir sobre o significado da palavra planejamento. Planejamento é o processo de decidir o que, e como fazer, antes que a ação seja realizada.

A escolha do método anticoncepcional é muito importante, hoje temos inúmeros métodos como: pílulas orais e vaginais, injeção, DIU, diafragma, adesivos hormonais e as camisinhas feminina e masculina que devem ser usadas juntamente a outro método, pois é o único que protege das doenças sexualmente transmissíveis, mas para fazer a escolha de um desses dentre outros não citados, é preciso que você os conheça e saiba qual combina mais com seus hábitos diários.
Mas para mim o planejamento familiar não para por aí. O casal deve optar livre e conscientemente se quer ou não ter filhos, o número, o espaçamento entre eles, avaliar as condições financeiras, lembrar que filhos não são objetos para serem dados de presente ao marido e nem que eles protegem o seu relacionamento de uma separação. Filhos devem ser desejados e educados, e isso exige disponibilidade e tempo dos pais.
Para seu conhecimento, desde 1996, o planejamento familiar é um direito constitucional. Existem programas realizados em hospitais e postos de saúde, e faço um convite a você homem e mulher, que procure um na sua cidade. Para que com informação você junto ao seu companheiro ou companheira façam escolhas com responsabilidade.