
Qual sua reação diante de um leão? Ao atravessar a rua, você se preocupa se vai passar um carro? Você pularia de bungee jump sem a corda de segurança?
Penso que suas respostas foram parecidas com essas: Eu fugiria; Eu olho para os dois lados antes de atravessar; é claro que não!
Que bom! Tudo isso é porque você sente medo. O medo é um sentimento saudável e necessário para sua sobrevivência.
E quando o medo foge do seu controle, mesmo quando não traz risco a sua vida, como por exemplo: o pavor ao ver uma barata. Isso já deixou de ser apenas o medo, o que você tem é fobia. A maioria das fobias tem um fundo traumático (experiências desagradáveis que a pessoa já viveu), pode ter sido aprendida (quando os pais têm medos podem passá-los para seus filhos) ou pode haver um processo emocional reprimido, sem uma ligação direta com o objeto do medo, que quando desativado elimina a reação fóbica.
As fobias mais comuns:
1. Claustrofobia - medo de lugares fechados, como ambientes pouco ventilados, túneis, elevadores e até equipamentos de ressonância magnética e de tomografia;
2. Eritrofobia - medo de sangue;
3. Agorafobia - medo de lugares cheios de gente como shoppings centers, locais de shows, ruas de comércio e estádios;
4. Hidrofobia - medo de água, de entrar no mar e em piscinas;
5. Glossofobia - medo de falar para plateias;
6. Amaxofobia - medo de andar de carro;
7. Hipsiofobia - medo de altura;
8. Medo de animais domésticos, como gato e cachorro;
9. Medo de insetos ou animais peçonhentos;
10. Fobia social - é facilmente confundida com timidez. A pessoa tem medo de se expor, de estar em evidência e evita contato social. Esses indivíduos têm dificuldade de envolvimento amoroso. Trata-se de uma timidez patológica.
O que diferencia em grande parte alguém que tenha fobia de uma pessoa que tenha simples medo, é que pessoas com fobia passam a evitar a qualquer custo as situações que desencadeiam as crises, alterando sua rotina de vida.
Fique atento aos sintomas e veja se o que você sente é medo ou fobia e procure ajuda, os profissionais de psicologia e de psiquiatria estão preparados para lhe proporcionar uma vida mais tranqüila.